Sendo um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, pode ter vários sabores, formas e texturas.
Sendo um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, pode ter vários sabores, formas e texturas. |
A receita base é semelhante não obstante a sua origem, sendo feito basicamente de água, sal, farinha e fermento.
Procura um bom pão? Tenha em conta:
Procura um bom pão? Tenha em conta:
1º. Se é feito de farinha natural ou processada.
2º. Se a composição é trigo, centeio, milho ou mistura.
3º. O tipo de farinha utilizada – refinada ou integral.
4º. Se for refinada, saiba que é transformada, sendo removidos do grão os seus principais nutrientes e minerais. Embora se tente compensar este processo adicionando vitaminas e minerais à farinha, mas não conseguem recuperar os antioxidantes e as fibras naturais do grão na sua forma integral. Ter em conta também evitar o produto que contém açúcares adicionados e conservantes
5º. O pão integral, ou de mistura são a melhor opção. São ricos em carboidratos complexos e proteína vegetal. Contêm menos gordura e são uma boa fonte de vitamina B e minerais como magnésio, fósforo e potássio. São também ricos em fibra, que ajuda a manter limpo o trato intestinal e a combater a prisão de ventre, contribuindo para a saúde cardiovascular. Os antioxidantes encontrados neste pão, sobretudo na côdea, são considerados poderosos anticancerígenos. Existe também o pão escuro, normalmente associado ao pão de centeio. No entanto, saiba que existem pães escuros que não contêm centeio, ou contêm percentagens inferiores a 10% – um pão considerado de centeio deverá ter cerca de 30% de farinha de centeio, por isso informe-se antes de o adquirir.
6º. Há pães com “pouco pão” e muito açúcar. O pão que se encontra em qualquer supermercado, de uma maneira geral, é composto por todo o tipo de ingredientes e conservantes prejudiciais à saúde do consumidor. Se nos dermos ao trabalho de ver o rótulo, verificamos a quantidade de substâncias que estão presentes e que nunca seriam necessárias num pão saudável, sendo o açúcar uma delas.
Se partilhar este assunto na cronologia de um familiar ou amigo(a), pode estar a ajuda-lo(a).
Sem comentários :
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.