A MTC - Medicina Tradicional Chinesa e os seus Princípios Filosófocos

Ao longo do que já se conta com milhares de anos, foi sendo desenvolvida pelos Chineses, uma filosofia de vida orientada para o estudo do corpo humano, a saúde e bom viver. A longevidade era também uma obsessão, aliás, comum a todos os humanos, desde sempre.

somos uma unidade formada pelo “QUARTETO”;
CORPO, MENTE, EMOÇÕES, e ESPÍRITO
Com base na sabedoria e profundo senso de observação, os antigos sábios Chineses foram descobrindo leis que preveem e explicam os diversos modos de interação entre os órgãos. Bem como a compreensão de SERMOS UM TODO, tendo presente a ideia de que somos uma unidade formada pelo “QUARTETO”; CORPO, MENTE, EMOÇÕES, e ESPÍRITO. Com base nessa teoria de unidade, uma parte não adoece sozinha havendo sempre reflexos no todo. A saúde só ocorre quando usamos harmoniosamente todos esses quatro níveis da existência.
Cada um dos órgãos e vísceras do organismo é uma entidade específica com funções determinadas. Estão porém interconectados, trabalham em conjunto e auto regulam-se.
Assenta também na teoria de que para além de sermos energia, é ela a responsável pelas comunicações do nosso todo, e, em particular, do referido “QUARTETO” que só com ela em equilíbrio podemos ter uma vida estável e feliz.
Assim como numa banda musical um instrumento desafinado perturba toda a harmonia podendo levar a outros desafinarem, no “QUARTETO humano” ocorre o mesmo. Todos os órgãos, vísceras, estados psíquicos e psicológicos, emocionais e espirituais necessitam estar a tocar a “mesma pauta da música”.
Levando esta teoria mais longe, podemos considerar que a teoria holística vai das estruturas mais simples e modestas – humanos, animais plantas e minerais e substâncias químicas – até ao Universo, onde o mesmo equilíbrio energético é necessário para que haja estabilidade e HARMONIA UNIVERSAL.
O reflexo na parte emocional é consequentemente complexo, resultando em traços comportamentais variados de acordo com os órgãos que apresentam desequilíbrio em suas funções, como em anteriores publicações já foi explicado.

Leia mais AQUI

Com base nestes e noutros princípios filosóficos foi gerada e nasceu a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Se partilhar este assunto na cronologia de um familiar ou amigo(a), pode estar a ajuda-lo(a).

 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.