Menopausa – cuidados a ter

O tema já não é o tabu que era, mas continua a ser uma fase difícil de lidar para muitas mulheres.

Durante toda a vida devemos ter uma rotina de vida saudável tendo cuidados com a alimentação, fazendo exercícios físicos, e procurando viver com tranquilidade. No caso particular das mulheres esses cuidados acrescem neste período especial, pois na fase da menopausa devem ser intensificados.

Menopausa - cuidados a ter

Em primeiro lugar, há que ter em conta que esse diagnóstico só é considerado quando passa um ano desde a última vez que a mulher teve o período.
Depois também, perceber que esta fase afeta a qualidade de vida das mulheres.
E por último, há que estar atento que enquanto algumas mulheres lidam bem com a menopausa, para outras é o início de uma fase complicada, com os calores súbitos (afrontamentos) irritabilidade, depressões, insónias, secura vaginal com desinteresse sexual, perda de massa óssea com aumento do risco de osteoporose bem como de doenças cardiovasculares.
É nesta fase que a maior ajuda deverá ser por parte dos familiares com o conhecimento e o entendimento, devendo ter sempre presente as palavras tolerância, compreensão e partilha.
Existindo uma associação com o envelhecimento, acaba por ser também uma fronteira entre a vida fértil da mulher e a passagem para uma fase diferente, crescendo a noção de que a partir daquele período a mulher deixa de poder procriar.
Tendo havido durante muito tempo a dúvida, mesmo a nível científico sobre se seria a menopausa que causava o envelhecimento ou se era o envelhecimento que causava a menopausa, chegaram recentemente, os cientistas, à conclusão que é a menopausa que acelera o envelhecimento.
A partir daqui podemos contar com a boa notícia:
Há possibilidade de atrasar o processo com terapias naturais, sem risco de intoxicações com medicação química.
E a primeira medida a tomar é; viver a vida com entusiasmo, tendo uma ocupação estimulante, uma vida social ativa e uma alimentação saudável.
A segunda medida é; procurar um terapeuta que a acompanhe neste processo e lhe dê as indicações necessárias adaptadas ao seu caso, com a recomendação de alguma fitoterapia.
E vivam felizes para o resto das vossas vidas.


Se partilhar este assunto na cronologia de um familiar ou amigo(a), pode estar a ajuda-lo(a).

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.