Afinal, a que chamamos chás?

Ao que indevidamente se chamam chás, deveríamos chamar de tisanas, infusões ou decocções.
Porquê? Porque chá é o nome vulgar de uma planta, que chega a atingir os 15 metros de altura, também popularmente conhecida como chá-da-índia. É originária da índia e sul da china à qual Lineu* descreveu originalmente por "Thea sinensis" e mais tarde por "Camellia sinensis". Pelo seu sabor e pelas qualidades aromáticas e terapêuticas foi trazida para o ocidente acabando por ser consumido pelas mais diversas e variadas razões.

Você sabe a diferença entre:
chás, decocções, tisanas ou infusões?

Tea para os Ingleses e chá para os portugueses foi a designação que passou a ser dada a todas as infusões e tisanas feitas com os pedaços de ervas, arbustos e arvores da nossa flora, à semelhança do que se fazia com o chá.
Então como se deve chamar à forma culinária de tratar as plantas medicinais?
Deverão ser chamadas de decocções, tisanas ou infusões.
A diferença importa ao considerarmos os objectivos que se tentam atingir e corresponde à forma como devem ser praticadas.
Assim:
Chá – é a infusão de folhas secas da planta Camellia sinensis.
Infusão – é o ato de verter água a ferver sobre plantas, com o intuito de lhes extrair substâncias activas (é deste modo que se deve fazer o chá).
Tisana – líquido coado e filtrado que se obtém pela fervura mais ou menos rápida de plantas medicinais.
Decocção – consiste em ferver por algum tempo um material vegetal com o intuito de dissolver as suas substâncias activas com propriedades terapêuticas e chamando-se decocto ao produto final.
Maceração – existe ainda a chamada maceração que consiste em extrair os princípios activos de um produto (pedaço de planta). Começa-se por moer a substância a macerar. Depois com o auxílio de solventes (álcool ou misturas hidroalcoólicas) extrai-se a frio, fazendo com que a droga vegetal entre em contado com o líquido extractor entre algumas horas a vários dias. É um processo homeopático utilizado na preparação de tinturas mães.

*Lineu – 1707 a 1778 – foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica.

Se partilhar este assunto na cronologia de um familiar ou amigo(a), pode estar a ajuda-lo(a).

 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.